domingo, 31 de outubro de 2010

CHEGADA A MONTREAL(CANADÁ)


12/10 CHEGADA A MONTREAL
Chegamos pela madrugada no aeroporto de Montreal. Estávamos no Canadá e o clima já mostrava anúncios de muito frio.
Conhecida como a cidade dos santos, Montreal possui  inúmeras igrejas e basílicas, entre elas a Basílica de Notre Dame de Montreal. O idioma mais falado é o francês. O dólar canadense não faz muita diferença do dólar americano e as lojas fazem a transação comercial tranquilamente e sem prejuizos para o cliente.
Montreal é a maior cidade da província canadense de Quebec, a 2ª mais populosa  cidade francófona do mundo e o 3º maior pólo turístico do Canadá, atrás de Vancouver e Toronto.
Bom mesmo é a sopa que esquenta. O vinho também.

13/10
Hoje o dia foi bem movimentado. Passeio  e compras na cidade pela manhã. À tarde, city-tour, e à noite fomos a um evento religioso  na Basílica de Notre Dame de Montreal que é um monumento  também histórico  que registra os primeiros passos da fundação de Montreal. É linda, rica, majestosa.Por dentro,  mais bonita que a Notre Dame de Paris, embora a de Paris seja mais imponente e mais bonita por fora.
As árvores, as folhas, os parques, o outono com cair das folhas... tudo é um deslumbramento!
Conhecemos um pouquinho a cidade subterrânea onde está localizado o maior Shoping Center subterrâneo do mundo com 1600 lojas.
O Estádio Olímpico possui a maior torre inclinada do  mundo com 170 m de altura.
Encerramos a noite com um bom vinho num restaurante bem simpático ; e para surpresa nossa fomos atendidos por uma nordestina da Bahia que estava trabalhando em Montreal.
Apesar do clima frio, Montreal é uma cidade bonita, florida, humana; onde tudo parece funcionar bem.
Desde o transporte público,Educação,  segurança e serviços essenciais, Montreal  pode servir de exemplo a muitos lugares ,  do mundo, pois não há miséria, praticamente nenhuma violência; e é uma  que dá chances a todos desde que estejam  dispostos a trabalhar e respeitar suas leis.
Há uma frase muito freqüente nessa região do país, presente até na placa dos automóveis que diz:  Quebec, Montreal, jê me souviens, que significa: Quebec, Montral. Eu me lembro
É impossível  não recordar MONTREAL.



Nenhum comentário: