terça-feira, 28 de dezembro de 2010


Noite poética!
Natal de versos, paz e emoção!
 “3º PAJEÚ EM POESIA!”

Na noite de 25 de dezembro aconteceu o “3º PAJEÚ EM POESIA”, no espaço “Beto Show”, em Afogados da Ingazeira. O evento foi organizado pelo poeta Alexandre Morais com a brilhante participação do músico e artista Edierk que abriu  com o seu violão as homenagens ao poeta Dedé Monteiro . No palco, o grande painel de Edierk mostrava toda a exuberância da arte sertaneja sem nada dever aos artistas de outras regiões.
Logo cedo, os tabirenses, componentes da APPTA  e familiares de Dedé quase que lotaram  o referido espaço. Muitos afogadenses e admiradores da poesia de Dedé se fizeram presentes nesse Natal de poesia , aqui no sertão.
O vídeo-homenagem ao poeta Dedé Monteiro foi um dos emocionantes destaques da noite, tendo como ator exclusivo o seu neto  que soube muito bem passar a história de vida do avô , poeta tabirense e  autor do famoso  e premiado poema “ As Quatro Velas”.
Muitos poetas e declamadores se apresentaram no palco como reconhecimento à capacidade  poética,  humana  e social  do homenageado, bem como  souberam engrandecer culturalmente  a noite de 25 de dezembro ,no Sertão do Pajeú.
É mesmo... O sertão faz história pela beleza apaixonada que sai da alma do seu povo. Ou pelo som cadenciado que faz vibrar as violas do repente. Parabéns, Alexandre,  pela idéia e programação.
Dedé, o poeta homenageado,  agradeceu a todos  com seu jeito simples e nos emocionou ao recitar o poema  “Papai Noel de Casa”.
Se eram três os repentistas ( Dió, João Paraibano  e Sebastião Dias) três também eram os Reis  Magos  seguindo a estrela do Natal. Assim, fiquemos com as duas imagens:  dos três poetas seguindo a estrela do Repente numa Belém de versos encantadores. Do s Reis Magos à procura de um “Menino” sob os raios de uma estrela  no céu de Belém.


 
Dulce Lima, Tabira Pe
28/12/2010


2 comentários:

Mônica Mirtes Cordeiro disse...

O grande Poeta Dedé Monteiro merece todas as homenagens.
Dedé, você é um patrimônio de Tabira! Vida longa ao Mestre!!
Abraços

Anônimo disse...

Dulce Lima, companheira,
Com rima ou de estrofe lisa,
Você é a poetisa
Que eu aplaudo a vida inteira.

Obrigado por tudo!