segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A FLOR DO NATAL

 mais de dez anos, precisamente na semana dos festejos natalinos, acompanho a história de uma bela   e surpreendente flor  da qual nada sei; até mesmo o seu nome me é desconhecido. Para mim, ela é a flor “Simplicidade”. Não a vejo nos elegantes ramalhetes festivos ou na tristeza das grinaldas mortuárias.  Também não está nos jarros de cristal ou nas guirlandas de Natal que nos convidam para adentrar a casa dos amigos.
Algúem  já me disse  que esta é a “Flor do Natal”. E é obvio, pois só nessa época ela aparece. Quando há uma divergência de data, é pequena; não vai além de uma semana.

Procurei retratá-la durante três dias, só pensando em dividir com vocês esta emoção numa época em que o mundo tanto necessita de mais espiritualidade  e menos artificialismos.
1º passo: Só terra rachada.  A flor desaparece. Caule e folhas, também. Apenas  o “bulbo” permanece escondido nos mistérios insondáveis do solo  que o protege das  precariedades da natureza.

2º passo:Esquecida, substituída ou ameaçada por outras árvores, na semana do Natal, a flor rasga o solo e se prepara para o advento de beleza e santidade  cantadas  pelos sinos de Belém.  

3º passo: No dia seguinte, às primeiras horas da manhã, suas pétalas se espreguiçam e explodem em lindos  tentáculos de cores avermelhadas... então, é Véspera de Natal!

4º passo: Agora, em plena maturidade,a flor é pura beleza. Sua forma arredondada  assemelha-se a uma  grande bola de Natal. Ou quem sabe?... Talvez queira simbolizar a grandeza do mundo nas mãos santas de um menino em uma manjedoura no dia de Natal .


Fiquem certos de que a flor existe e persiste embora muitos olhos não a vejam.
E aí me vem a lembrança daquela famosa frase do livro “O pequeno Príncipe”: “ O essencial é invisível para os olhos”.

Tabira 25/12/2010
Dulce Lima

9 comentários:

Mirna disse...

Mamãe, a flor já está enfeitando minha casa, ela é linda. É interessante, pois a flor só nasce nos festejos natalinos. Espero trazer para minha casa vários anos.

Mirna. Te amo.

Mônica Mirtes Cordeiro disse...

É impressionante mesmo essa flor, além de linda e exótica.
E inacreditável o fenõmeno que faz com que ela floresça somente no Natal.
Beijo
Mônica

Julio Cordeiro disse...

Linda mensagem.
Parabéns pelo blog e que em 2011 ele floresça não somente no Natal, mas em todos os dias do ano.
Um beijo no coração.
Seu filho Julinho

Anônimo disse...

Poetisa, eu gostei muito
Desta flor arrepiada.
Pelo que leste e disseste,
Só sai na data marcada,
E como a data é Natal,
Já desponta abençoada!

Dedé Monteiro

Anônimo disse...

Dedé, MOnica, Mirna e Julinho: obrigada por tão belos comentários. Deus abençoe vocês com a alegria das flores natalinas e com a luz da esperança de melhores dias em 2011.
Sucesso, paz e muitas realizações

irmascordeiro disse...

Incrível esta flor. Cheiro mãe.

carla disse...

muito linda sim, aqui na casa da minha mae ja faz mais de 10 anos que ela aparece todo dia 2 de novembro,, somente neste dia, chamavamos ela de "flor de velorio", ate plantamos ela em tumulos de parentes, e todo ano quando vamos no cemiterio dia 2 d novembro la estao elas. lindas e enfeitando tudo.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Eu tenho essa flor e não sei como se chama e está florindo desde outubro