segunda-feira, 13 de junho de 2011

Um passeio "bonito"

No dia 28/05, conforme havíamos planejado, lá fomos nós, eu Mônica, Mirna, Mariana, Diego. Rafael, João Guilherme e Socorro( irmã) rumo à cidade de Bonito PE, precisamente para o HOTEL FAZENDA  ENGENHO PEDRA DO RODEADOURO – um lugar incrível, bem no sopé da lendária Pedra do Rodeadouro, distante 08km do centro da cidade.

Para quem ainda não sabe, a cidade de Bonito (com mais de 200 anos) recebeu há poucos dias o título de Cidade das Águas por ter além da  quantidade, as mais belas cachoeiras de Pernambuco.
Para  minha grande surpresa,  o dono do hotel-fazenda é um  tabirense, primo de Paulo Cordeiro e da poeta Verônica Sobral. O Sr. Pedro Farias é um sertanejo simples, alegre, conversador e  entusiasta do grande projeto que desenvolve em sua fazenda: preservar e  ampliar a área da mata atlântica na faixa de transição entre  o agreste e a zona da mata; provando que é possível e salutar viver no campo e usar os bens da Natureza com  harmonia e sustentabilidade.
O Hotel possui uma boa estrutura  com vários chalés e  outros em construção para atender os turistas que chegam de  Pernambuco e Estados vizinhos.
Vejamos um pouco do que o hotel oferece: ar puro, paisagem sempre verde, fartura de frutas, verduras, boa comida, área coberta de recreação, brinquedos infantis, e uma decoração bem nordestina.. Vale lembrar o bom atendimento dos  funcionários, pessoal da cozinha e dos mais de 20 trabalhadores do campo. E tem mais: passeios a pé ou a cavalo para apreciar as plantações , os banhos de piscinas e de cachoeiras, passeios de pau-de –arara, rapel, pague e pesque, leite no curral e mais ... muito mais. Sem contar a paisagem luxuriante de serras, riachos, fontes permanentes, uma chuvinha fina e passageira e a lua brejeira tentando se esconder por trás da misteriosa Serra do Rodeadouro.



Quantas vezes não gastamos tanto com  festas que depois só nos deixam um grande vazio, fora as despesas com roupa, sapato, salão de beleza, o transporte, as bebidas e até o pagamento de uma babá para cuidar das crianças  naquela noite .
Não digo de um modo geral , mas viajar é uma questão de prioridade; e não somente de condições financeiras.
A cidade de Bonito está um pouco descaracterizada, embora ainda se possa ver alguns prédios antigos preservados.




As estradas, como na maioria dos municípios do interior,  estão em estado lamentável o que dificulta a expansão do turismo e o escoamento da produção agrícola, pois Bonito é o maior produtor de batata doce de Pernambuco e o 2º em inhame.
De volta, não resistimos a uma parada a fim de observar mais de perto a diferente e linda construção à beira do caminho. Não havia ninguém para nos informar sobre um palácio encantado no silêncio interrogativo de uma tarde de domingo.


Mais fotos do passeio:


  


7 comentários:

Anônimo disse...

Mamãe... Faltou falar que lá não pega rede de celular. Algo raro, mas que só seixa mais paz e tranquilidade. Faltou dizer que a noite é cheia de vagalumes e de um silêncio invejável. E que as refeições são de encantar e destruir qualquer dieta. Um café da manhã com frutas do local e aquele bolo saindo do forno. As galinhas escolhidas pela manhã para saciar todos no almoço, os doces caseiros... ai, ai. E depois de um soninho à tarde, correr pra comer caldo de cana com pão doce. Irresistível! Sem falar das sopas no jantar. Já quero voltar!!! Beijos mãe. Mariana

Anônimo disse...

Pois é... Nada como ar puro, paisagens lindas e boa comida. Pra ficar ainda melhor o celular sempre "off", bom demais!
Uma das melhores coisas a fazer no hotel é a trilha para a cachoeira. Uma subida íngreme em meio a resquícios de Mata Atlântica, e no final, para compensar a subida, uma delicioso banho de cachoeira.
Também quero voltar!
Beijos mamãe.
Mônica

Anônimo disse...

Eita Dona Dulce só a senhora mesmo!!! As pessoas em sua grande maioria entram em blogs com a intenção de ver as notícias, se irritar invariavelmente com os aconteciemtos do cotidiano. Mas só a senhora consegue fazer um blog onde eu entro com o intuíto pleno de relaxar!!! E realmente consigo, não só pelas fotos, mas especialmente por suas palavras e poesias. Adorooooo mesmo!!!! A senhora viaja e eu relaxo rsrsrsrs

Beijossssss

Silvia Nascimento

Anônimo disse...

Opsssssssss intensão com SSS mil perdões.

Silvia

Anônimo disse...

Um só S rsrsrsrs

Silvia

Anônimo disse...

D.DULCE.jÁ TIVE A CURIOSIDADE DE OBSERVAR TUDO QUE A SENHORA FALOU SOBRE O PASSEIO DE BONITO.REALMENTE ENCANTADOR,ESPERO TAMBEM CONHECER JUNTAMENTE COM A FAMILIA.MANO E GERU

Anônimo disse...

D.Dulce, já tive o pracer de conhecer esse paraiso há quatro anos atrás e realmente é muito BONITO. Espero voltar lá com a minha familia. um abraço Socorro Jucá