domingo, 1 de maio de 2011

Uma viagem cercada pelo encanto das flores

Arco do Triunfo,Paris,França,2011

Dessa vez minha intenção foi rever lugares inesquecíveis, olhar com mais atenção os monumentos,museus, parques,  jardins, praças, ruas medievais e mercados de Paris, Bordeaux e Saint  Emillion na França; Madri, Toledo e Barcelona, na Espanha.
De tudo o que vi e revi aprendi que a Cultura não tem divisas. É patrimônio a ser preservado por toda a humanidade.

Paris é sempre uma grata surpresa.É festa de luz, cores e perfumes.
Ver uma Maratona em Paris com partida e chegada no Arco do Triunfo e tendo filho e amigos participando desse evento,  é emoção  pra toda vida.
E o rio Sena traz a poesia de um final de tarde na “ponte dos cadeados!”.

Bordeaux é pura sedução. Ornada pelo Rio Garonne, esta cidade respira história e se orgulha de fabricar os melhores vinhos da Europa e talvez do mundo.
Saint Emillion,próxima a Bordeaux possui um dos maiores parrerais da França. Cultiva a uva para a fabricação de três tipos de vinhos de acordo com cada solo ali existente. Saint Emillion é uma cidadezinha que parece perdida entre os parrerais , mas com cenários de arrepiar: igrejas construídas com pedras, mosteiros, ruas que parecem dormir num sonho medieval. Jamais vou esquecer que estive lá.
De Bordeaux a Madri, fomos de trem, o que além de vermos paisagens interessantes, tínhamos a oportunidade de bater um papo descontraído com os maratonistas e amigos pernambucanos  que nos acompanhavam desde a Maratona de Paris.
Já na Espanha, Madri é calma, espaçosa, tranquila. Os espanhóis assemelham-se aos brasileiros pela alegria e amor ao futebol. Valeu muito conhecer a Plaza Maior, a feira de Rastro, o Palácio Real, o Estádio Santiago de Bernabeu (Real Madri),  e outros monumentos que contam a historia desta bela capital.

Toledo, Santo Deus! Como é que pode ser tão diferente e tão linda ao mesmo tempo?
Três culturas por ali passaram: a muçulmana, a judáica e a católica, vivendo em harmonia; razão portanto de tantos monumentos preservados, o que lhe garantiu o título de “Cidade Patrimônio da Humanidade”.
O Rio Tejo, testemunha de grandes e históricas navegações, é beleza de tirar o fôlego quando olhamos  a paisagem da estrada sinuosa bem próxima  aos rochedos que  cercam esta cidade, pátria do pintor El Greco.
O que dizer de Barcelona, berço e orgulho do povo catalão?
É moderna, eufórica, vibrante, cosmopolita...Mas é também guardiã do passado ao preservar e valorizar principalmente as obras do famoso arquiteto Gaudi que ainda hoje são admiradas e intrigam arquitetos do mundo inteiro.
Cansada dos muitos “cliques” de turista às vezes distraída, resolvi fotografar as flores que me chamassem a atenção durante o percurso Paris/Barcelona. Afinal, poeta tem dessas coisas...  
E pra começar, nada melhor que homenagear a nossa querida Pátria,( É tão bom estar em casa!) através deste poema de Castro Alves escrito em 1870 ( ha 141 anos). Isto prova que poesia não tem idade... e que a beleza da flor é eterna em sua fugacidade.

AS DUAS FLORES
São duas flores unidas,
São duas rosas nascidas
Talvez no mesmo arrebol,
Vivendo no mesmo galho,
Da mesma gota de orvalho,
Do mesmo raio de sol.
..........................................
Unidas... Ai quem pudera
Numa eterna primavera
Viver, qual vive esta flor.
Juntar as rosas da vida
Na rama verde e florida,
Na verde rama do amor!
                 ( Poeta Castro Alves, 1870)


 Paris,2011


Paris, 2011
Bordeaux, França, 2011

Bordeaux, França, 2011


Saint Emillion,França 2011
Parque Retiro,MADRI 2011


Toledo,Espanha 2011

Barcelona,Espanha,2011

Barcelona,Montjuic,Espanha,2011


Após essa foto, no final da viagem em Barcelona, lembrei-me da estrofe de um hino religioso que diz assim:
     " Fica sempre um pouco de perfume
Nas mãos que oferecem rosas
          Nas mãos que sabem ser generosas".


Que haja sempre em nossas vidas o encanto e a poesia das FLORES.

5 comentários:

Mirna disse...

Mamae, a senhora fala tao bem de suas viagens que fico fascinada com as belezas escritas e as paisagens. Se Deus quiser irei um dia para Europa desfrutar de todo esse encanto.

Mirna

Anônimo disse...

Dulce, lindo o relato da sua viagem! A forma mais poetica que so uma poetisa, cronista feito Dulce Lima sabe fazer e muito bem!

Parabens!

Andreia Miron

Anônimo disse...

Linda viagem, e que bom que foi tudo perfeito, sem problemas, sem sustos, todos com muita saúde. As fotos ficaram ótimas. Lindas flores. Mas, mãe. Flor mais bela e rara é a senhora. Te amo! Mariana

Unknown disse...

Dulce Lima, amei seu blog , pois adoro flores e relembrei minha linda viagem. Parabéns pela ótima idade, é isso ai... Porque não termos um blog na nossa idade? abraços!
Beth Beirão

Valéria Cordeiro disse...

Dú que lugar combinaria mais com vc q ñ fosse paris e as flores? lindas fts ,bj grd de saudade ,abraços florais...
qdo nos encontrarmos quero ver a ft do "nascer do pau brasil,q vc e os meninos plantaram.