sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Indicação de livros

Mais uma indicação de livros: dessa vez, é o livro do poeta tabirense e meu amigo Ivo Mascena, lançado em 2007, com muita aceitação. Ivo é um grande pesquisador da poesia popular, e também memorialista, sem  esquecer  de sua sensibilidade poética.
Do livro "Antônio Marinho do Nascimento, o precursor dos repentistas de S. José do Egito" pagina 92:
  Marinho, varando a noite em memorável desafio, já pela fresca madrugada ainda tem fôlego para dizer:
Berra a cabra no chiqueiro,
Relincha longe o cavalo,
Pia o pinto, canta o galo
Ciscando pelo terreiro;
A vaca no tabuleiro
Muge fazendo uma prece;
O candeeiro esmorece
Chia o grilo na parede.
Chora o menino na rede
E o dia não amanhece.

Marinho recorda que talvez esteja pagando com a enfermidade os prazeres da mocidade: ( pag. 104)

Foram os prazeres de outrora
Que passaram de momento
E tenho como pagamento
As consequencias d'agora.
Na minha vida uma hora
Pra mim é fardo pesado;
Há um tempo sentenciado
Quem me prendeu não datou.
A natureza tomou
Tudo quanto tinha dado. 

Um comentário:

irmascordeiro disse...

Mãe
Mil cheiros poéticos.
Mariana