sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Mensagem de ANO NOVO

Aos que me acompanham através do blog dulcelimaescreve, deixo esta pequena mensagem e o meu abraço deAno Novo. Não conheço acróstico feito com números, mas, pelo poder da poesia, o voo sempre é mais alto e a liberdade maior...  Que o  mestre Dedé Monteiro  faça aqui a minha defesa em versos que só ele sabe explicar:

2 abraços te deixo neste dia,
0 de tristezas. E viva a  Paz!
1 cestão de esperança e de harmonia,
1 feliz Ano Novo e muito mais!

terça-feira, 28 de dezembro de 2010


Noite poética!
Natal de versos, paz e emoção!
 “3º PAJEÚ EM POESIA!”

Na noite de 25 de dezembro aconteceu o “3º PAJEÚ EM POESIA”, no espaço “Beto Show”, em Afogados da Ingazeira. O evento foi organizado pelo poeta Alexandre Morais com a brilhante participação do músico e artista Edierk que abriu  com o seu violão as homenagens ao poeta Dedé Monteiro . No palco, o grande painel de Edierk mostrava toda a exuberância da arte sertaneja sem nada dever aos artistas de outras regiões.
Logo cedo, os tabirenses, componentes da APPTA  e familiares de Dedé quase que lotaram  o referido espaço. Muitos afogadenses e admiradores da poesia de Dedé se fizeram presentes nesse Natal de poesia , aqui no sertão.
O vídeo-homenagem ao poeta Dedé Monteiro foi um dos emocionantes destaques da noite, tendo como ator exclusivo o seu neto  que soube muito bem passar a história de vida do avô , poeta tabirense e  autor do famoso  e premiado poema “ As Quatro Velas”.
Muitos poetas e declamadores se apresentaram no palco como reconhecimento à capacidade  poética,  humana  e social  do homenageado, bem como  souberam engrandecer culturalmente  a noite de 25 de dezembro ,no Sertão do Pajeú.
É mesmo... O sertão faz história pela beleza apaixonada que sai da alma do seu povo. Ou pelo som cadenciado que faz vibrar as violas do repente. Parabéns, Alexandre,  pela idéia e programação.
Dedé, o poeta homenageado,  agradeceu a todos  com seu jeito simples e nos emocionou ao recitar o poema  “Papai Noel de Casa”.
Se eram três os repentistas ( Dió, João Paraibano  e Sebastião Dias) três também eram os Reis  Magos  seguindo a estrela do Natal. Assim, fiquemos com as duas imagens:  dos três poetas seguindo a estrela do Repente numa Belém de versos encantadores. Do s Reis Magos à procura de um “Menino” sob os raios de uma estrela  no céu de Belém.


 
Dulce Lima, Tabira Pe
28/12/2010


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A FLOR DO NATAL

 mais de dez anos, precisamente na semana dos festejos natalinos, acompanho a história de uma bela   e surpreendente flor  da qual nada sei; até mesmo o seu nome me é desconhecido. Para mim, ela é a flor “Simplicidade”. Não a vejo nos elegantes ramalhetes festivos ou na tristeza das grinaldas mortuárias.  Também não está nos jarros de cristal ou nas guirlandas de Natal que nos convidam para adentrar a casa dos amigos.
Algúem  já me disse  que esta é a “Flor do Natal”. E é obvio, pois só nessa época ela aparece. Quando há uma divergência de data, é pequena; não vai além de uma semana.

Procurei retratá-la durante três dias, só pensando em dividir com vocês esta emoção numa época em que o mundo tanto necessita de mais espiritualidade  e menos artificialismos.
1º passo: Só terra rachada.  A flor desaparece. Caule e folhas, também. Apenas  o “bulbo” permanece escondido nos mistérios insondáveis do solo  que o protege das  precariedades da natureza.

2º passo:Esquecida, substituída ou ameaçada por outras árvores, na semana do Natal, a flor rasga o solo e se prepara para o advento de beleza e santidade  cantadas  pelos sinos de Belém.  

3º passo: No dia seguinte, às primeiras horas da manhã, suas pétalas se espreguiçam e explodem em lindos  tentáculos de cores avermelhadas... então, é Véspera de Natal!

4º passo: Agora, em plena maturidade,a flor é pura beleza. Sua forma arredondada  assemelha-se a uma  grande bola de Natal. Ou quem sabe?... Talvez queira simbolizar a grandeza do mundo nas mãos santas de um menino em uma manjedoura no dia de Natal .


Fiquem certos de que a flor existe e persiste embora muitos olhos não a vejam.
E aí me vem a lembrança daquela famosa frase do livro “O pequeno Príncipe”: “ O essencial é invisível para os olhos”.

Tabira 25/12/2010
Dulce Lima

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Agradecimentos pelos comentários do dulcelimaescreveblogspot.com

Mariana e Mirna, fico muito feliz com os comentários de vocês. O escritor sempre escreve pensando num possível leitor. No Natal, espero abraçá-las com muito carinho. Beijos maternos.

Kidd Gargamel, que boa surpresa.! O bolo solidário do Natal é seu também. Vamos saborear fatias de paz e de muita harmonia no próximo ano. Grata pela leitura do meu blog. Abraços.

Oi, Corredora Pernambucana: Adorei ter em você uma seguidora do meu blog. Assim eu fico orgulhosa...
Gostei de saber que é amiga de Mariana, minha filha. Se eu tivesse nascido nessa época de vocês, com certeza, eu seria uma corredora sertaneja, pajeuzeira e pernambucana. Mas eu me contento vendo o entusiasmo dos corredores e a alegria estampada no rosto de quem cruza  mais uma vez os portões de "Chegada". Feliz Natal. Sucesso em 2011.

Livoneide: Parabéns pelo 3º lugar no concurso em Patos PB. Obrigada pelos  inteligentes comentários.
Seja feliz em sua nova missão. Você merece.

Queridos leitores do blog dulcelimaescreve
Quando escrevo,  penso em vocês. Se agradei, devo ao leitor que me incentiva a escrever sempre mais. Se não emocionei e nem toquei as consciências, perdão.  Em 2011 tentarei reformular as idéias.

Que o Natal tenha o brilho da estrela de Belém!
E o Ano Novo seja de grandes realizações.

Aos tabirenses ausentes e que me acompanham através deste blog, desejo felicidades ;  e que venham matar as saudades da nossa terrinha.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Bolo Solidário do Natal em Tabira

Bolo Solidário do Natal em Tabira


Separe um pouco das expectativas do mês de janeiro.
Triture uma porção cultural do frevo pernambucano em fevereiro.
Passe pela peneira , bem devagar, a esperança de chuvas no mês de março.
Para que o bolo fique com um sabor especial, salpique pitadas de fé da paixão de Cristo no mês de abril ,  e essência das flores nas novenas do mês de maio.
Por último, adicione a massa saborosa das comidas do S. João no mês de junho e deixe descansar um pouco até ficar com a consistência  das tardes frias do mês de julho.Não esqueça de acrescentar o fermento alegre dos festejos a Nossa Padroeira, na 2ª quinzena de agosto.
Coloque os ingredientes juntos numa forma untada com o lirismo dos tabirenses na Missa do Poeta em setembro,  e asse o bolo numa temperatura  média igual ao calor do  mês de outubro. Ao chegar à temperatura do mês de novembro, retire o bolo do forno antes que  fique tostado.
Derrame como cobertura, o gostoso glacê branco da Paz Natalina que é desejo de todos nós, no mês de dezembro.
Agora, fatie o bolo e o distribua com todos aqueles que lutam por um mundo mais solidário. Com justiça, humildade, harmonia e compreensão.
Um Natal sem fome e sem violência, com votos de sucesso e de muitas alegrias no  ANO NOVO.


Dulce Lima
Tabira, 10/12/2010