sexta-feira, 26 de novembro de 2010





“ Eu quero a paz de crianças dormindo,
E a ternura de mãos se encontrando.”
                                                                ( Dolores Duran)


Não quero a paz de crianças dormindo,
Trapinhos de gente e o corpo encolhido,
Sobre as calçadas do Grande Recife.


Não quero a paz de crianças em bando,
Cheira-colas da Rua José de Alencar.
Espantalhos mirins, estrelas sem brilho,
No caos urbano do meu Capibaribe.

                       Hoje

Eu quero a PAZ daquelas crianças
Que vi numa creche do Bairro dos Coelhos,
Mãozinhas a se unirem em longos abraços,
Afastando carências, abrindo horizontes!

                      Hoje

Eu quero a PAZ que pensa no outro,
A PAZ que abraça em nome de Deus.
As crianças felizes em seus lares,
E o nosso país bem longe das guerras.

É desta PAZ que o mundo precisa,
É  desta PAZ que eu sou voluntária,
“Pela ternura de mãos se encontrando!”


                                                                     Manuela Santana














                                                             

                                
         As quatro fontes da poesia pernambucana
Quatro fontes um dia conversavam,
Cascatas de versos e tudo mais.
A primeira diz: Eu sou LITORAL,
Poema escrito na beira do mar.

A segunda completa: Eu sou a MATA
Que acorda o trem de Ascenso Ferreira.
Que chora e ri da ”morte severina”
Nas ondas verdes dos canaviais.

A terceira proclama: Eu sou AGRESTE,
Polo das Artes, sou Caruaru.
Meus braços parecem duas estrofes
No livro aberto das xilogravuras.

A quarta altaneira: Eu sou o SERTÃO,
Sou Pajeú, minha fonte não seca...
Menestrel da viola, sou poeta
Que faz do verso um estilo de vida;
Que jorra cordel, toada e repente
No ventre fecundo das quatro fontes.
          Dulce Lima                  (Poema baseado no soneto “As quatro velas”, do poeta Dedé Monteiro)


domingo, 14 de novembro de 2010

Mote: Nosso pão é POESIA / Recheado de emoção! ( Nos 10 anos da APPTA)

Juntei numa só pintura,
O céu de manto azulado.
Num cordel todo enfeitado,
O nome escrito: VENTURA.
Esqueci toda amargura
Na sacola do perdão.
E abri meu coração
Pra dizer em Cantoria,
Nosso pão é poesia
Recheado de emoção!

E tudo começou pelas cantorias

          O ano não fora bom de inverno. O sol escaldante sugava as últimas gotas d'água e desenhava estranhos arabescos na lama escura dos açudes. Os pássaros desistiam dos ninhos. A palma esmorecia e o capim ressecado virava poeira  que era levada em redemoinhos pela ventania do mês de agosto.

          "Seu" Joaquim, morador do Sítio Esperança -  bem próximo ao paredão da Serra da Borborema -  longe de desanimar, e de acordo com a companheira, convidou uma dupla de violeiros  e chamou toda a visinhança.

          Pouco importava o desconforto da pequena sala  no chão de terra batida. A insignificante colheita, as promessas não cumpridas dos políticos locais, as contas na caderneta... tudo parecia esquecido: o que contava, mesmo, naquela "vida severina",  era tão somente a POESIA que saltava da alma acesa da caatinga, criando e recriando imagens naquele espaço árido mas pleno de ternura na voz e nos versos dos dois menestréis do sertão. Dois heróis que na batalha do "Repente" são  capazes de rasgar as entranhas de nossa própria história sem nada  dever aos grandes intelectuais da literatura nacional.
Depois dos cumprimentos, tem início a CANTORIA. Os vates da poesia sertaneja presenteiam os ouvintes com inflamantes sextilhas  e suaves galopes à beira-mar num dilúvio de estrofes cheias de humor, genialidade e sabedoria que transformam o NORDESTE, "com muito orgulho", na maior Academia de Arte e Cultura Popular do Brasil.
          Naqueles instantes mágicos, de desapego material, a POESIA  assume sua verdadeira  e sublime  identidade: VIDA.
         A Cantoria vai noite a dentro...é servido um cafezinho enquanto a bandeja colocada no meio da sala recebe o agrado espontâneo da platéia aos poetas do improviso que se despedem com versos de agradecimentos e avisos de novas  cantorias por esse sertão onde a Poesia  nasce, faça chuva ou faça sol.
          O tempo se  esvai...
          Avança a urbanização.
          Um bom inverno pode acontecer.
          A "seca anunciada" será novamente esquecida; mas a magia daquela noite,  a Cantoria na casa de "Seu"  Joaquim,   permanecerá além do tempo, dos valores sociais e da modernidade pela grandeza humilde dos cantadores e encantadores da viola.

Dulce Lima
APPTA, Tabira, setembro de 2006

domingo, 7 de novembro de 2010

Maratona de Toronto e viagem a Nova York

17/10/2010 ( domingo )
Dia de Maratona e de mais surpresas. O dia estava frio, o que era bom para os corredores. Fomos esperar os participantes dentro de um parque que oferecia um bom apoio para admiradores e corredores. Julinho fez um tempo de 3,48h. Logo em seguida chegaram as nossas atletas Jaque e Marinês; esta última completou a corrida acompanhada do esposo Bilu e  de suas duas filhas. Foram motivos de emoção para todos nós pernambucanos. A outra corredora Geovana já havia terminado com sucesso a sua meia- maratona.


18/10/2010
Odia foi de passeio, algumas compras e arrumação de bagagens para a nossa viagem a Nova York.Aqui também nos despedimos dos amigos pernambucanos que continuariam o passeio para Orlando.

10/19/2010
Estamos já em Nova York. Cidade frenética, grande, barulhenta, diferente de tudo o que vimos nos dias anteriores.Ficamos hospedados em um hotel na 7ª Avenida, rua 33, não muito distante do Empire State Buildings. Gostei  muito da cidade. À noite, as calçadas fervem de gente comprando ou se divertindo. As fachadas  das lojas faiscam de luzes e imagens. È grande o apelo para o consumo.  E o melhor de tudo é
que há segurança, mesmo numa metrópole de  grande importância  como é Nova York. Christianne soube ser companheira e incentivadora das grandes e intermináveis caminhadas. Serei sempre grata.




20/10/2010
Fizemos hoje um city-tour e conhecemos entre outros pontos turísticos: A Catedral de S. João, O Divino, (ainda não concluída), a casa de Madona, o prédio mais alto do mundo até 1909, a Estátua da Liberdade, as Torres Gêmeas e o Museu Metropolitano de Nova York, o 4º maior do mundo.
Realizamos também um passeio de barco durante 3h pelo Rio Hudson, ao redor da Ilha de Marathan. Impressionante pela beleza das inúmeras pontes, edifícios históricos e pela emoção de ver e fotografar de perto a Estátua da Liberdade.




Não podíamos deixar a cidade sem conhecer o metrô de Nova York.  Descemos na estação proxima às Torres Gêmeas, onde visitamos o Memorial em homenagem  aos "heróis de 11 de setembro". Foi um momento de reflexão. O silêncio falava mais do que um carrilhão de palavras.

21 e 22/10/2010
Compras   e fechamento das malas. Encerrava-se  nosso inesquecível passeio de 16 dias pelos Estados Unidos e Canadá. Muitas graças a Deus por tudo de bom que nos aconteceu. Toda viagem é um sonho que vira cultura, aprendizagem, lazer  e mais vontade de continuar viajando.Afinal, se nossa vida aqui na terra também é uma viagem,  por que ficar parado?...

23/10/2010
Retorno ao Recife com conexão em S. Paulo. Chegada pela madrugada de 24/10/2010.

Niagara Fals Toronto Canadá

 16/10/2010Ainda em Toronto, nosso passeio hoje foi as Cataratas de Níágara . A diferença é que as cataratas de Foz do Iguaçu, No Brasil,  são  mais bonitas pela extensão e volume d'água, enquanto Níagara tem mais estrutura para atrair os turistas, além do belo e florido  Queen Victoria Park.
Do skylon Tower que é um posto de observação foi possível ver a mais alta e bela vista das Cataratas do Niágara pelo lado canadense.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Conhecendo Toronto

Hoje, 15 de outubro fomos conhecer o centro comercial de Toronto. Como estava frio e ventava muito, a solução foi fazer  rápidas compras na cidade subterrânea. À tarde, fomos de " ferry boat" partindo de Queens Qway pelo Lago Ontário até a Ward Island, uma ilha de Toronto. O percurso é lindo apesar da baixa temperatura. È um cenário ainda não visto desde que saímos do Brasil; e assim, encantados,percorremos uma  parte da ilha que é habitada.As casinhas são lindas, parecem paisagens só vistas nos antigos cartões de Natal. Tudo respira beleza, calma, quietude. E as árvores? Um espetáculo da natureza. Já era outono, e as plantas se desnudavam das folhas para a chegada do inverno. Que frio! O cafezinho foi a salvação.

Viajando de trem pelo Canadá

14/10/2010
Estamos no trem, destino Toronto, província de Ontário, Canadá.
O dia transcorreu tranquilo. Belas paisagens, conversa animada. Os pernambucanos aproveitam as emoções de uma viagem diferente, num pais de primeiro mundo.
Foram cinco horas de viagem mas ninguém parecia cansado; e todos ficaríamos no mesmo hotel. Com as piadas engraçadas de Jaqueline (de Manoel) quem se enfadaria?

Toronto é uma cidade bastante fria. Levando-se em conta que somos de um país tropical, imaginem o frio que eu sentia, principalmente à noite. Durante o dia  sol  aparecia,  mas não espantava o frio. Dessa vez não me lamentei por ter levado na bagagem o sobretudo. Conforme programação da turma, saímos para um jantar num lugar especial. Um sonho. Um show de cenário noturno. Emoção nas nuvens:  CN TOWER.
A CN TOWER é uma torre turística e de comunicações. Tem 553,33m de altura, o equivalente a um prédio de 148 andares.É a 2ª torre mais alta do mundo e o principal cartão postal de Toronto. Sua escada é a
 mais longa do mundo com 1776 degraus

. Opera com seis elevadores( graças a Deus). Foi considerada uma das sete maravilhas do mundo pela Associação americana de Engenheiros Civis.
O restaurante é lindo, chique e seu teto de vidro se movimenta em 360 graus. Tudo gira lentamente, inclusive os clientes. O cardápio é excelente e a paisagem é de tirar o fôlego.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Breve passagem por OTTAWA



OTTAWA, capital do Canadá, é a 4ª maior cidade da Província de Ontário; fronteira com Quebec, às margens do Rio Ottawa. È também a 7ª capital de país mais fria do mundo em temperatura média anual, conforme informações coletadas na "Wikipedia, a enciclopédia livre".
Foi gratificante a nossa passagem por Ottawa; uma cidade bonita e pacata; mas é um lugar para ser visitado como complemento de um passeio àquela região do Canadá, e não um destino turístico principal.

Tudo em Ottawa gira em torno do " Parliament Hill," cujo ponto mais visível ´é a sua torre, nitidamente inspirada no Big- Ben de Londres. Além de subir na Torre da Paz ( Tower Peace) e conseguirmos ver a beleza aconchegante dessa cidade canadense, visitamos também o "War Memorial, um dos pontos  presentes em todos os roteiros tur´sticos da cidade. Foi construído em homenagem aos mortos da 1ª Guerra Mundial,  depois dedicado a todos os canadenses\que pereceram em \\todas as guerras.

Nota-se que o padrão  de vida é alto, não há violência, nem desabrigados
O Canadá.
A natureza exuberante.
A qualidade de vida, E um povo muito amigável, fazendo do país uma atração especial.